terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A QUÍMICA NO NOSSO DIA A DIA


A Química (ou, melhor, a matéria e suas transformações) está sempre presente em nosso dia-a-dia: nos alimentos, no vestuário, nos edifícios, nos medicamentos, e assim por diante. Não têm sentido certas propagandas que anunciam “alimento natural sem Química”, pois o próprio alimento em si já é uma mistura de substâncias  químicas.

Talvez o exemplo mais ligado a nosso cotidiano seja o funcionamento de nosso próprio organismo. O corpo humano é um “laboratório” em que ocorrem, durante todo o tempo, fenômenos químicos muito sofisticados, a saber:

• ingerimos vários materiais: alimentos, água, ar (pela respiração) etc.;

• há muitas transformações desses materiais, no estômago, nos intestinos etc. auxiliadas por

“produtos químicos” específicos existentes no suco gástrico, na bile (do fígado) etc.;

• há produção de energia, utilizada nas movimentações de nosso corpo e também para manter atemperatura do organismo em torno de 36-37 °C etc.;

• há recombinação dos alimentos para a manutenção de nossos ossos, tecidos, órgãos etc.;

• após inúmeras transformações, o organismo elimina os produtos residuais, por meio das fezes, urina, suor etc.

Enfim, nesse “processo da vida”, notamos ainda um perfeito entrosamento dos enômenos que são estudados pela Química, Física, Biologia e por novos ramos da ciência.

Uma das críticas mais constantes, na atualidade, é a de que a Química é perigosa, responsável por toda a poluição existente no mundo. Isso não é verdade.

Seus produtos são projetados para serem úteis à humanidade. O problema reside no mau uso desses produtos.

Assim, por exemplo, o petróleo é útil na produção da gasolina, do diesel etc., mas torna-se nocivo quando derramado nos mares, devido aos acidentes marítimo.

O problema não está no uso, mas no abuso da utilização dos produtos químicos. É o que acontece, por exemplo, com o uso excessivo de carros para satisfazer o conforto da vida moderna, mas que  acarreta a poluição do ar das grandes cidades.

Enfim, a culpa não é da Química, mas da ignorância, da incompetência ou da ganância das pessoas que a usam.

Note como é importante conhecer a Química (e evidentemente outros ramos da ciência) para compreender  melhor o mundo em que vivemos.

O conhecimento evitará que você seja enganado por produtos e propagandas, tornando-se um cidadão mais consciente, e o levará, sem dúvida, a evitar o consumo excessivo de materiais e de energia.

Por fim, o conhecimento irá conscientizá-lo da necessidade de reciclagem de materiais como o papel, o vidro, os metais etc.



Pense nisso, não podemos mudar o mundo, mas podemos fazer o lugar onde vivemos o melhor lugar do mundo para se viver.


BIBLIOGRAFIA:  Ricardo Feltre, Química Volume 1.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opnião é muito importante !!! Deixe aqui suas críticas, sugestões e elogios!!